segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Venha a nós, e ao vosso reino? Nada!!!!


Se, porém, não perdoar o homem as suas ofensas, também vosso pai vos não perdoará as vossas ofensas.
(Mateus 6:15)

Essa é mais uma discussão que iniciei pelo facebook, como expliquei anteriormente, o face não é o melhor lugar para desenvolver uma idéia, então resolvi trazer este tema para o blog. A passagem acima me remete ao fato de que na igreja católica o Pai-Nosso é orado assim: "Perdoe as nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido".

O ofensor precisa de perdão, precisa se reconhecer como pecador e buscar a salvação em Cristo Jesus, obviamente associado a uma mudança de vida, isso só é possível se ele se aproximar de Cristo. Sua salvação é vontade de Deus. O maior desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos, mas como ele sabe que isso não acontecerá, Ele quer o maior número de salvos que se possa contar, logo a salvação está franqueada, ou seja, está disponível a todos os que assim desejarem, basta se sentir merecedor de tal dádiva e aceitar o presente.

Isso, é a Graça de Deus, como o nome nos faz lembrar, é de graça, não porque merecemos, pois na verdade não merecemos, mas é a mais profunda prova do amor de Deus, independente do teu pecado, meu irmão, não importa o que você fez, Jesus Cristo e Deus querem te salvar, querem ter você lado deles, mas ao aceitar esta dádiva, existe apenas uma condição: mudança de vida.

Porém, ainda existe algumas pessoas que não conseguem, ou não aceitam esta Graça, pois querem entender Deus, através de valores e sentimentos humanos, com isso não aceitam que um assassino, estuprador, ladrão, se arrependa e seja salvo, não compreendem que a salvação independe das obras, mas sim do arrependimento verdadeiro e sincero. Agora, será que se o ofendido desejando ao ofensor a condenação eterna, desejar a este o inferno, não acaba descendo ao mesmo nível do ofensor e com esse desejo interior, perca também a salvação, passando assim de vítima a culpado, claro que por esse novo pecado?

Como Cristo nos fala na passagem acima, como o Pai perdoará nossas ofensas se não perdoarmos aos que nos ofenderam?

Perdão, na verdade, meus queridos, é uma atitude que não atinge apenas a quem ofende, mas atinge também e talvez tanto quanto a quem foi ofendido, liberação de perdão é um dom de Deus, para quem ofende e para quem foi ofendido. Perdoar, traz liberdade, leveza, pureza a ambos. Certa vez li ou ouvi alguém dizer que perdoar, não é esquecer, mas sim, lembrar sem mágoa.

Ore a Deus, pois o homem, sozinho, com todos seus sentimentos mesquinhos, não consegue sozinho. E Perdoe, se não pelo outro, por você mesmo, porque depois esse sentimento se tornará integrante de sua vida de maneira natural.

Graça e Paz, que o exemplo de Jesus Cristo nos inspire a sermos pessoas melhores.

Bruno Freitas (Carioca)
Servo inútil / Seminarista / Dentista

Um comentário:

  1. MUITO LINDO, VOU LEVAR PRA MINHA VIDA. PERDOAR É NA VERDADE LEMBRAR SEM MÁGOAS...

    ResponderExcluir