domingo, 26 de fevereiro de 2012

Carvaval: Ser ou não ser? Eis a questão.


Na verdade, esse início de ano foi bastante surpreendente para mim, no que tange o carnaval, pois fiquei admirado com a quantidade de posts no facebook de pessoas que brincaram o carnaval. Há alguns anos atrás, fiquei também escandalizado em ver as postagens no orkut de outras pessoas que também brincaram carnaval, com certeza essas pessoas nem saibam que me escandalizaram, pois à época não me pronunciei, mas hoje, ter esse blog, ter a ferramenta facebook, tudo isso me incomodou para que não deixasse passar em branco esses acontecimentos.

Foi postado um cartaz no facebook, que decretava a falência do carnaval, que foi radicalmente espinafrado, dentre os vários comentários, um especial me chamou a atenção, que foi a palavra postada em nome de um pastor, bastante coerente no que dizia, mas que me fez pensar em algumas coisas, uma delas foi o fato de dizer que Jesus não pregou publicamente contra qualquer expressão popular, ou que fosse banida qualquer manifestação cultural e eu concordo com ele. Na Bíblia, Jesus não fala abertamente ou claramente sobre festas populares, porém, salvo para retornar aos 10 mandamentos, Cristo também não falou diretamente sobre não matar, não roubar, não mentir e etc., mas alguém tem alguma dúvida sobre a posição dele com relação a isto?

Amados, Jesus pode não ter falado abertamente sobre várias coisas, mas sobre outras ele falou, e uma delas foi a relativização que a pseudo-Igreja de Cristo vem se permitindo, mas isso é assunto para outro tópico.

O que Jesus nos disse foi "Adverti e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus."(Mt 16:6), o que na verdade queria dizer era "que se guardassem não do fermento dos pão, mas da doutrina dos fariseus"(Mt 16:12). Se jesus não foi contra, também não foi a favor. Realmente, talvez brincar carnaval seja uma besteira e Jesus nem se importe com isso, com certeza há mais coisas que nos afastam de Cristo e de sua glória, porém uma coisa que aprendi nesses 34 anos de vida é que "na dúvida não ultrapasse" ou "não troque o certo pelo duvidoso" .

Queridos, mas uma coisa há de ser dita, a única festa que possui o diabo como uma das fantasias mais usadas, junto com as que denigrem o sacerdócio, com pessoas vestidas de padres e freiras semi-nus, ou ainda como em um evangelismo que participei, em que um homem vestido de Cristo desfilava pelas ruas de Olinda só de tanguinha, zombando de nós, que pregávamos o Evangelho, não pode ser vista como inocente.

Sabe de uma coisa, fiquemos cada um na sua e vamos torcer para que brincar o carnaval seja algo que agrade a Cristo e a Deus, pois assim brincando ou não, todos vamos para o Céu, porém se o carnaval desagradar a Deus, sabemos o fim desta história.

Graça e Paz, que o exemplo de Jesus Cristo nos inspire a sermos pessoas melhores.

Bruno Freitas (Carioca)
Servo inútil / Seminarista / Dentista

Um comentário:

  1. NOSSA ! CONFESSO QUE O CARNAVAL É UMA GRANDE PEDRA DE TROPEÇO EM MINHA VIDA, NO MÊS DO CARNAVAL É CLARO POIS NÃO PASSO O ANO INTEIRO PENSANDO EM CARNAVAL.ANO QUE VEM DESFILAREI NA PORTELA. INTIMAMENTE CONFLITO, EU FUI CRIADA COM MINHA MÃE ME LEVANDO PARA O CARNAVAL, BAILES INFANTIS ETC. E A MINHA LUÍSA, MINHA FILHA, SERIA MELHOR NOS DIAS CONTURBADOS EM QUE VIVEMOS ELA ENTÃO SER CRIADA LIVRE,LONGE E LIBERTA DO CARNAVAL ?

    ResponderExcluir