quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Oliveira Brava! É isso que nós somos!?!!.

 
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Romanos 11:17-18
 
Estudando uma disciplina no seminário chamado Exegese do Novo Testamento, o professor comentou algo bastante interessante, "que dentre as várias comprovações de que Jesus era o messias esperado pelos judeus, a que fala mais diretamente a eles, é o fato de que Ele seria rejeitado por eles e aceito por um outro povo", ou seja,como nós, então devemos agradecer a Deus pela oportunidade de sermos contados como povo eleito, nação santa, Igreja de Cristo.
 
Ok, é isso aí, essa passagem que eu trouxe para nós hoje, fala muito ao meu coração, pois os judeus, tiveram tudo para aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, mas o rejeitaram e a pedra rejeitada foi colocada como a principal da obra, porém ao estudarmos um pouco a vida dos judeus, fica mais fácil entender o que fez com que eles agissem assim.
 
Deus escolhe a um homem, Abraão, e lhe fala que fará suscitar uma multidão de sus descendência, depois de séculos, os judeus se encontram escravizados no Egito, surge então uma figura que os chama dizendo que o Senhor resolver libertá-los da escravidão, depois que Moisés opera diversos milagres o Faraó os deixa partir para a terra de Canaã, terra esta prometida a Abraão, porém o povo ainda duvida de Deus , depois de atravessarem o deserto, que podeira ter sido feito em algumas semanas, mas durou 40 anos devido a sua falta de fé, Deus diz que eles não poderiam cultuar a outros deuses, e eles fazem isso, depois de passarem pela época dos juízes, e dos Reis, homens bons e maus, tementes a Deus e outros não e  sendo os judeus castigados por muitas vezes, por conta dos seus maus caminhos, chega Jesus, pregando a mesma coisa que eles estavam acostumados a ouvir, mas com um outro enfoque, foi e ainda é bastante complicado para eles aceitarem.
 
Mas e quanto a nós, claro que o Pai já tinha um plano, independente dos judeus teram aceito a Cristo ou não a mensagem do Evangelho chegaria até nós, através do ministério de Paulo, considerado o apóstolo dos gentios.
 
Mas a misericórdia do Senhor é tão grande que ele nos enxertou no ramo que é Cristo, e a tristeza é que isso ocorreu em detrimento dos judeus, ou seja, onde era para vivermos todos harmoniosos no tronco principal, Deus precisou cortar na carne, ou seja, retirar os ramos verdadeiros e no lugar deles nos enxertar, como Ele sabe tudo de jardinagem este enxerto fica como se fossem ramo e troncos da mesma natureza.
 
Porém não tenho uma notícia muito boa pra gente não, pois mais na frente neste capítulo, Paulo nos exorta, e diz que temos que tomar cuidado, pois se Deus não polpou o povo que Ele tinha escolhido para ser Seu, quanto mais nós oliveiras bravas.
 
O que peço a vocês, é que se arrependam dos seus caminhos, aqueles que trilham por caminhos que desagradam ao Senhor voltem atrás enquanto ainda dá tempo, pois chegará o momento que não haverá mais chance e quem fez suas escolhas terá que arcar com a consequnencia de suas escolhas.

Graça e Paz, que o exemplo de Jesus Cristo nos inspire a sermos pessoas melhores.

Bruno Freitas (Carioca)
Servo inútil / Seminarista / Dentista
 

2 comentários:

  1. Esse capítulo é muito interessante, aliás os capítulos 9, 10 e 11 de Romanos são muito bons. O capítulo 11 vem justamente falar que por causa da transgressão dos judeus veio a salvação dos gentios, no caso nós. Mas Paulo também fala no versículo 24 que se nós fomos enxertados de forma antinatural, quanto mais os judeus, ramos naturais, serão enxertados de volta? E o clímax do capítulo vem no versículo 32 quando Paulo diz que Deus colocou todos (tanto judeus quanto gentios) sob a desobediência para com todos exercer misericórdia.

    ResponderExcluir
  2. TIREI MUITO PROVEITO DA LEITURA DE "OLIVEIRA BRAVA " É ISSO QUE NÓS SOMOS !?!. A LEITURA FOI PROVEITOSA PARA MINHAS REFLEXÕES E ME IMPULSIONOU A TER PRESSA, PRESSA CADA VEZ MAIS EM AGRADAR AO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. BRUNO ,MUITO BONITA A SUA INICIATIVA, CONTINUE COLOCANDO EM PALAVRAS A VOZ DO SEU CORAÇÃO, E ASSIM AJUDAR A SEU PRÓXIMO.ANDRÉA BARBOSA

    ResponderExcluir