terça-feira, 6 de novembro de 2012

Apocalipse, now!!!

A partir de hoje estarei escrevendo sobre as 7 igrejas mencionadas no livro de Apocalipse, livro este de profecias, escrito por João, quando se encontrava exilado na Ilha de Patmos. Estas igrejas citadas neste livro tem algumas coisas em comum, receberam elogios, críticas, instrução e promessas.
 
Nas próximas 6 semanas, com esta 7, estaremos fazendo uma viagem por estas igrejas e compartilhar o que o Senhor tem para nós hoje, mediante o entendimento do que João estava escrevendo ainda naquela época.
 
A primeira igreja a tratar, é a igreja de Éfeso,  sobre ela pode se  ler em Ap 2:1-7.
 
Em primeiro lugar vamos ao elogio, os cristão efésios rejeitavam ao mal, eram perseverantes e pacientes, lá eles estavam em tão perfeita comunhão com Cristo que punham falsos apóstolos à prova e tinham o discernimento de reconhecê-los como falsos profetas, outra parte dos elogios é que trabalharam duramente pelo nome do Senhor e não se cansaram, mesmo com todo o sofrimento por que passaram. Tomemos isso para nós, ou seja, temos que viver de acordo com eles, no que tange a rejeitarmos o mal, perseverarmos na fé, e com tamanha comunhão com o Senhor a ponto de distinguirmos os falsos apóstolos, que ainda teimam em aparecer em nossa sociedade atual, sem se cansar de lutar e pregar ao evangelho, mesmo que para isso tenhamos que sofrer pelo nome de Cristo.
 
A crítica do profeta para com eles, foi a perda do primeiro anor, e o que isso quer dizer? Na verdade, quando a pessoa se converte ao Senhor e tem uma mudança de vida dizemos que ela se encontra no primeiro amor, amor este por Cristo e Sua Igreja (seja de que denominação for), esse primeiro amor, nos dá sede da Palavra do Senhor, queremos gritar aos quatro ventos o que Jesus fez por nossa vida, mas com o passar do tempo, esse amor vai esfriando e por fim, se não tomarmos cuidado, se acaba. Nós cristãos temos uma tendência a perdermos esse primeiro amor, o corre-corre da vida, o tempo escasso, e os oferecimentos que o mundo nos dá, tendem a nos levar a perdermos, esfriarmos na vida cristã e com isso nos afastarmos do Senhor.
 
A instrução é que os efésios, deveriam ver onde tinham caído, onde se iniciou a derrocada do primeiro amor e então recomeçar, eles deveriam fazer as obras que faziam no início. Deus nos fala aqui que a todos está disponível a chance de recomeçar, independente do que você tenha feito, isso é o menos importante para Deus, recomece, dê um reset em sua vida e comece do zero, as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, com isso podemos recomeçar sempre que necessário.
 
Em tudo, Deus nos oferece uma promessa, com Éfeso não foi diferente, a eles foi prometido comerem a árvore da vida, ou seja, terem o direito a vida eterna na presença de Deus, mas para isso têm que sair vitoriosos, e assim é também conosco, caso saiamos vitoriosos desta batalha que travamos, comunhão com o Senhor, voltarmos ou se possível não perdermos o primeiro amor, e caso percamos, lutemos para retornarmos as primeiras obras, com isso seremos agraciados com a vida eterna.

Graça e Paz, que o exemplo de Jesus Cristo nos inspire a sermos pessoas melhores.

Bruno Freitas (Carioca)
Servo inútil / Seminarista / Dentista

Nenhum comentário:

Postar um comentário