segunda-feira, 2 de março de 2015

Quaresma, tempo de preparação.


Há um pouco mais de uma semana, na quarta-feira de cinzas, começamos mais um período em nosso calendário cristão, ou ainda, mais um tempo litúrgico, a Quaresma, a qual termina na quinta feira santa pela manhã. Mas o calendário litúrgico se inicia não no dia 01 de janeiro, mas no primeiro domingo do advento, ou quatro domingos que antecedem o Natal, e este ano litúrgico que estamos vivendo se iniciou no dia 30 de novembro de 2014. Após este período de Quaresma iremos entrar no Ciclo Pascal que inicia-se na quinta-feria santa e termina no dia de Corpus Christi, dia 04 de junho de 2015.

Mas o que é a Quaresma? Este é um termo em latim, que quer dizer quarenta, no nosso caso, os quarenta dias que antecedem a festa mais importante do nosso calendário, a Páscoa. A duração da Quaresma está baseada no símbolo que o número quarenta tem na Bíblia. nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e Elias na montanha, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. Este é um momento em que podemos, também, fazer um memorial aos quarenta dias que Cristo passou no deserto, onde ali se preparou para tudo que viria em seu ministério. E porque a Páscoa é a festa mais importante do nosso calendário? Pois para nós cristãos, há 2015 anos atrás Jesus morreu em nosso lugar, e o mais importante, venceu a morte e ressuscitou. Aleluia!!!

O Tempo de Quaresma, é um tempo de recolhimento, de preparação para a Páscoa, onde devemos purificar nossos corações, é um tempo ideal para meditarmos sobre a vida, sobre o mundo que nos cerca, sobre nossas atitudes frente aos oferecimentos do mundo e, principalmente, o que esperamos do nosso futuro como cristãos. É neste momento, que Cristo nos convida a fazer deste um caminho para nos achegarmos a Ele, através do estudo da Palavra, da oração e do jejum. É o tempo de pedir e liberar perdão, momento de se reconciliar como seu irmão, tempo de entender que precisamos tomar a nossa cruz com alegria e receber a glória da ressurreição.

Desta forma convido a vocês, para juntos, vivenciarmos este momento de profunda espiritualidade, onde assim como Cristo motivou seus discípulos dizendo "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33b), sejamos também motivados a enfrentar nossas lutas, independente de qualquer coisa, pois morremos com Cristo, vivemos com Ele e vencemos com Ele. Deus nos abençoe.

Graça e Paz, que o exemplo de Jesus Cristo nos inspire a sermos pessoas melhores.

Bruno Freitas (Carioca)
Servo inútil / Pastor / Dentista

Nenhum comentário:

Postar um comentário