domingo, 25 de agosto de 2013

A Luta do Século, ou melhor de muitos séculos!!!!!

"Digo, porém: Andei em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
(Gálatas 5:16-17)

Há várias analogias com relação a essa passagem, porém a que acho mais interessante, é a que compara nossas naturezas a dois lobos, podemos também utilizar a imagem acima, onde o leão mais forte vencerá. E como faremos para que um seja mais forte que o outro?

Em Mateus 24:41, Jesus nos fala que precisamo orar em vigiar pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Com isso ele quer dizer que a carne é fraca para se inclinar para o mal, ou seja, por mais que queiramos, muitas vezes tendemos para o mal.

Essa luta é, por natureza, desigual, pois nós seres humanos, somos inclinados ao mal e ao pecado. E sozinhos, não conseguiríamos vencer. Nossa vida, deve se assemelhar a um programa que existia há muito tempo atrás chamado Telecatch, que era uma espécie de luta livre, ou vale tudo, na verdade lutas arranjadas, onde o que valia era a performance e interpretação dos lutadores, havia lutas que eram realizadas em duplas, quando um dos participantes se cansava, ele estendia a mão para fora das cordas e o outro batia em sua mão e trocavam de lugar. Assim devemos fazer com Cristo, sozinhos, não conseguimos vencer, mas ao esticarmos nossa mão para Cristo, ele se coloca em nosso lugar e luta a nosso favor. Isso ocorreu há muito tempo atrás quando Jesus, se fez carne e morreu na cruz por nossos pecados. Porém para que Seu sacrifício seja válido para mim e para você temos que aceitá-lo, e permitir que Ele entre em nossa vida.

Porém, ao aceitarmos a Cristo e permitirmos que Ele nos ajude, ainda teremos que travar a luta entre nossa natureza pecaminosa e nossa natureza espiritual, Cristo nos dá força suficiente para vencermos, mas precisamos nos exercitar, ou seja, buscar nele essa força, e como isso acontece?

Em primeiro lugar, precisamos conhecer a Sua história, e para isso temos que ir onde ela é contada, logo, precisamos ler a Bíblia, é nela que está contada toda a história da Vida de Cristo, da forma mais correta possível, esse deve ser o nosso manual de instruções, através dele nós encontramos tudo o que precisamos para vencermos esta luta do século. Se você nunca leu a Bíblia, convido a você a começar esta prática, ela é dividida em Antigo e Novo Testamento, o Novo Testamento se inicia com o Evangelho de Mateus, depois Marcos, Lucas e João, aconselho a você começar pelo Evangelho de João, depois vá para o de Mateus e siga a sequência, desta forna, você conhecerá a maior historia de amor de todos os tempos.

Uma segunda prática, para fortalecer ao espírito, é a prática da oração, que nada mais é do que um bate-papo com Deus, nada de palavras rebuscadas, Deus é simples, e nos ouve de maneira simples, e a medida que mais conversamos com Ele, mais nos acostumamos em ouvir a sua voz e assim não nos confundimos, orar é colocar para Deus nossos problema, mas também podemos agradecer e pedir pelos outros, como eu já disse, é uma conversa, onde nosso ouvinte está  totalmente disposto e muito ansioso por essa conversa.

Por fim, quando já bastante amadurecidos em nossa fé, começamos a prática do jejum e oração, jejum que não é apenas deixar de comer, mas abrir mão de algo em sacrifício a Deus, em oração, oferecendo a Ele este momento, esta prática nos tornará cada vez mais fortes e prontos a permitir que nosso espírito vença a luta contra a carne. 

Dentro de nós essa luta é contínua, nossas naturezas,  carnal e espiritual estão em constante disputa, devemos fazer com que o nosso espírito vença sempre, o fortalecendo para tal, com isso nos aproximamos cada vez mais da imagem de Cristo e consequentemente da vida eterna junto ao Pai, claro que nem sempre conseguimos que o nosso espírito vença, e assim a carne sai vitoriosa em alguns momentos, Cristo sabe disso, não somos condenados por nossos tropeços, mas pela prática contínua do pecado, daí quanto menos pecamos, se comprova que o espírito está ficando cada vez mais forte e vencendo cada vez mais.

Oremos para que estejamos sempre preparados para fazer com que nosso espírito saia vencedor.

Graça e Paz, que o exemplo de Jesus Cristo nos inspire a sermos pessoas melhores.

Bruno Freitas (Carioca)
Servo inútil / Seminarista / Dentista

3 comentários:

  1. É isso aí, Carioca. Que Deus continue te inspirando a escrever esses textos e propagar os Seus ensinamentos. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Oremos para que estejamos sempre preparados para fazer com que nosso espírito saia vencedor.

    ResponderExcluir