domingo, 28 de julho de 2013

Quando a "Indesejada das Gentes" chegar

Depois de algum tempo sem escrever aqui em nosso Blog, essa semana alguns acontecimentos chamaram bastante a minha atenção, os quais me fazem pensar em uma passagem que está no texto de Mateus 24:42-44:

"Vigiai, pois, porque não sabeis a que hra há de vir o vosso Senhor.
Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir, o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis."

Sei que esta passagem nos fala sobre a segunda volta do Senhor Jesus a Terra, mas os acontecimentos que fiz alusão no início do post, foram as mortes do Pastor Gelcírio e do cantor Dominguinhos, haja vista que nós não temos nenhum poder sobre isso, como diz a passagem também não sabemos quando será o dia em que nos encontraremos com a "Indesejada das gentes".

Com tudo isso, vem a seguinte pergunta: nós temos certeza de para onde iremos quando chegar nosso dia? Para alguns, o céu ou o inferno, para outros, o purgatório, e por fim há ainda aqueles que creem na possibilidade de apenas "reprovar" a disciplina da vida e retornar para "pagar" de novo a estadia aqui neste mundo. Como acredito (sem me ensoberbecer) que tenho leitores que acreditam nestas diversas vertentes, não tecerei nenhum comentário sobre o certo e o errado, aqueles que me conhecem sabem em que eu acredito. Mas o que vou escrever é interessante para todos os gostos.

Como a  Bíblia, a qual tenho como regra de fé e prática, nos fala apenas de céu e inferno, ou Glória e perdição, vou me atentar apenas a essa possibilidade para tecer meus comentários. Antes de mais nada, não poderia deixar de citar meu queridíssimo amigo e professor Pastor Jair, que em uma de suas aulas, nos falou que o pecado nos leva ladeira abaixo, o mesmo é como duplicatas que colocamos em uma gaveta, o problema é assinar a primeira, depois a gaveta só vai enchendo, eu gosto da alusão de que o pecado é como uma nuvem de mosquitos que está do lado de fora de sua casa, basta abrir apenas uma fresta da janela ou porta para que entre mosquito (ou pecado) suficiente para fazer um estrago.

Antes de mais nada, o pecado não é bom, mas aprazível, ou seja, ele te dá um prazer momentâneo, que se dissipa logo, logo, após tê-lo cometido, e como toda besteira que fazemos, em seguida vem a ressaca moral, porém todos nós temos um desconfiômetro, quando Jesus estava se preparando para voltar para o Pai, Ele nos afirmou que nos deixaria um ajudador, que é o Espírito Santo, não para os cristãos ou para os convertidos, mas para toda a humanidade, e todos vocês independente de sua religião são tocadas de alguma forma por este Espírito Santo, é Ele que fala ao seu ouvido quando você está prestes a cometar algo errado e sente que não deve fazer aquilo, porém o ser humano se acostuma com essa sensação de desconforto e com o tempo passa a ser insensível a este contato e cai de cabeça no pecado e se chafurda no erro e no engano.

São muitos os erros e pecados listado na Bíblia, os quais não vou listar aqui, mas pode ter certeza que o meu e o seu estão listados ali, pois a própria Palavra diz que aquele que diz que não tem pecado faz de Deus mentiroso. Ora, mas se todos são pecadores porque uns vão para a Glória e outras para o inferno? Isso se dá por que, alguns pecadores se arrependem dos seus pecados, não estou dizendo que há uma necessidade real de uma confissão auricular com algum sacerdote para isso, uns podem ter esta necessidade, mas esta confissão que vos falo é entre você e Deus, porém, confissão e arrependimento estão associados com mudança de atitude, um arrependimento sincero está intimamente ligado ao fato de não mais realizar tal pecado, como posso crer num arrependimento sem mudança? O que difere um salvo de um perdido é o fato de o segundo pecar, gostar do pecado e morrer fazendo esse pecado, sem se arrepender e muito menos mudar, já o segundo peca, mas se arrepende e seu coração se entristece e se amargura em perceber que caiu naquele erro novamente.

Como alguns já me ouviram falar, a conversão ela é imediata, ou seja, a pessoa conhece a Cristo de uma forma incomparável e totalmente pessoal e O aceita e O confessa como Senhor e Salvador de sua vida, mas o processo de santificação, que é o ato de ser separado (que é o que a palavra santo quer dizer, separado), acontece aos poucos, de luta em luta, de queda em queda, não podemos acreditar e exigir que uma pessoa que vivia em pecado, que tem toda sua vida baseada em atos pecaminoso, aceite a Jesus e mude radicalmente, isso leva tempo, pois existem situações que estão, muitas vezes, associadas a vida de pecado que a pessoa levava até então.

Finalmente, o que me garante uma passagem de ida para o Céu? Antes de mais nada confessar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da minha vida, depois vamos lutar "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" - Efésios 4:13. Mesmo sabendo que não chegaremos nunca a sermos como Jesus, mas o fato de tentarmos de todo o coração, agrada sobremaneira ao Senhor, a ponto de garantir nossa entrada no Paraíso, se todos os dias nos perguntarmo o que Jesus faria em nosso lugar, estaremos cada vez mais nos aproximando da estatura do varão perfeito que o texto fala.

Então oremos para que nossa viagem até o mundo celestial, a Casa de Abraão, seja tranquila, e que esta certeza habite em nossos corações, se por acaso, você não tiver essa certeza, reveja seus pontos de vista, procure um sacerdote o alguém mais maduro na fé, e converse com ele, inclusive podem me procurar, pois a eternidade é um longo tempo para se fazer uma aposta errada, pois depois que a "Indesejada das gentes" chegar podemos não ter tempo de nos arrepender, por isso, nossa vida deve ser pautada para que não tenhamos surpresas desagradáveis.



Graça e Paz, que o exemplo de Jesus Cristo nos inspire a sermos pessoas melhores.

Bruno Freitas (Carioca)
Servo inútil / Seminarista / Dentista

3 comentários:

  1. Ótimo esclarecimento Bruno Freitas!
    São de verdades como estas que nós precisamos nos encher, pois como você mesmo falou "a eternidade é um longo tempo para se fazer uma aposta errada", que Deus o inspire cada vez mais e o abençoe ricamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Saulo, essa é nossa meta e nosso chamado, você também é um homem, inspirado e cheio do Espírito Santo, que o Senhor cada vez mais testifique teu chamado, Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Colocações equilibradas , Graça e Paz !!!

      Excluir