domingo, 31 de março de 2013

A Páscoa dos Cristãos

Olá a todos aqueles que me dão o prazer de compartilhar deste blog, hoje vamos conversar sobre este feriadão, ou seja, sobre a Semana Santa, na verdade comemoramos a Páscoa, que teve início lá no Antigo Testamento, quando Moisés ordena a todos os judeus que eram escravos no Egito, que imolassem um cordeiro sem defeito, assasse uma parte e com o sangue aspergisse nos umbrais de suas portas, por que  o Espírito da Morte passaria ao largo daquelas casas que estivessem marcadas, onde não houvesse tal marcação morreria o primogênito desta família, com isso o Faraó permitiu que o judeus fossem libertados de sua escravidão, só para constar, os judeus ainda comemoram esta Páscoa.
 
Para os Cristãos, a Páscoa vai muito além disso, tendo o Antigo Testamento como lembrança, nós comemoramos a Páscoa do Senhor Jesus Cristo, que tomou o lugar do cordeiro que foi imolado no Antigo Testamento e se entregou pelos nossos pecados, para que todo aquele que nele cr&e não pereça mas tenha a vida eterna,  neste fim de semana há 2.000 anos atrás Jesus foi traído, negado, espancado, curou, salvou o ladrão na cruz, perdoou e abençoou toda a humanidade, morreu e ressuscitou, aleluia. Agora Ele deseja habitar em nossos, então façamos com que tudo isso tenha valido a pena, deixemos que Ele dirija nossas vidas.
 
Na quinta-feira santa, também chamada de quinta das endoenças,  Jesus ceou pela última vez com os discípulos; no meio da ceia Ele aponta a Judas como traidor, profetiza a traição de Pedro, depois da ceia vai ao Monte das Oliveiras, ali Ele ora e seu suor goteja em forma de sangue, tamanho era o seu pavor, comprovando ser Jesus 100% homem e 100% Deus. É entregue por Judas e cura a orelha que tinha sido arrancada por Pedro. É preso, negado, espancado pelos judeus e levado de um lado para outro até ser entregue nas mãos de Pôncio Pilatos. Tudo isso em uma tarde e noite. Tudo isso por amor de mim e de vocês. Tudo isso para nos dar a salvação.

A sexta-feira da Paixão, nos faz lembrar da enorme enorme paixão de Jesus pela humanidade, Jesus Cristo foi levado de um lado para o outro, do Sinédrio para o Palácio de Pôncio Pilatos. Foi chicoteado, uma quarentena menos um. Caminhou por, aproxinadamente, 800 metros, carregando o peso da cruz. Na hora derradeira, lembrem-se, Ele não morreu, mas entregou Seu Espírito, após sentir o peso de todos os pecados da humanidade, viu que tudo estava consumado, que sua missão estava terminada. O que vamos oferecer em sacrifício a Jesus? Bom, deixemos nossos pecados e nossas iniquidades ao pé da cruz, deixemos nossa vida nas mãos daquele que nos ama incondicionalmente.

No sábado de aleluia, um discípulo se mata por não entender o verdadeiro sentido do arrependimento e do perdão; outro após chorar amargamente se sente perdoado, apesar das dúvidas em sua cabeça. Enquanto o corpo de Jesus está no sepulcro, Seu Espírito desce ao Hades, a mansão dos mortos, para pregar aos espíritos em cadeia, aqueles que morreram antes da vinda de Jesus  e agora tiveram a oportunidade de O conhecerem e O escolherem. Poderemos ser como Judas ou como Pedro, mas lembrem-se, não existe pecado imperdoável, por isso não seja duro ou exigente demais consigo mesmo, pois nem Deus faz isso. Ele quer um coração contrito e verdadeiro.

Domingo de Páscoa, neste dia, contrariando toda a lógica, Jesus Cristo ressuscitou, aleluia. Ao chegarem no sepulcro encontraram ali um anjo que perguntou porque eles procuravam entre os mortos, pois o Cristo estava vivo. É isso que diferencia nossa religião de todas as outras, Buda, Maomé e todos os outros expoentes estão mortos não venceram a morte, enquanto o nosso Messias venceu. Está vivo e é nosso advogado junto ao Pai. Agora vem a pergunta: como posso viver sem estar no time em que o capitão venceu até a morte? Como posso preferir servir a deuses mortos? O maior desejo de Jesus é que entreguemos nossas vidas a Ele e assim continue vivo em nossos corações.
 
Páscoa é uma palavra que etimologicamente vem do hebraico e quer dizer passagem, passagem da escravidão para a liberdade, dos judeus que se libertaram dos egípcios, dos cristão que são libertos da escravidão do pecado para a liberdade de uma vida servindo ao Senhor. porém para ressuscitar tem que morrer, para alcançar a vida eterna, tem que haver sacrifícios, deixar uma vida de pecados não é fácil, é doloroso, mas a recompensa vale a pena, pois como diz a Bíblia, nem olhos viram nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós, é só esperar acontecer, pois Deus não é homem que minta nem filho do homem para que se arrependa, ou seja, o que Ele tem para cada um de nós, é muito mais do que esperamos. Basta acreditar, então te convido a estar no time que vai vencer.



Graça e Paz, que o exemplo de Jesus Cristo nos inspire a sermos pessoas melhores.

Bruno Freitas (Carioca)
Servo inútil / Seminarista / Dentista

Nenhum comentário:

Postar um comentário